terça-feira, 25 de novembro de 2014

Negócio de Sucesso 1: Artesanatos

Para começar a nossa sequência de histórias de mulheres de sucesso que abriram negócio próprio ou criaram a oportunidade de complementar a renda familiar, trago hoje para vocês a história da Dona Claudete, carinhosamente conhecida como Dete. 
Costureira de profissão, casada, mãe de três filhos e avó de cinco netos, Claudete Margarida da Costa, mais conhecida como Dete, trabalhou por longos anos costurando roupas profissionalmente, hoje aposentada, continua usando suas máquinas de costura, só que agora como hobby para criar roupas e peças de artesanatos. Em entrevista para o Blog Abrir Negócio Próprio (ANP) ela nos contou um pouco da sua história.


ANP: Quem é Claudete Margarida Costa, Dete?
Dete: Me considero uma pessoa curiosa, que gosta de aprender coisas novas, persistente. 

ANP:Que motivos a influenciaram a querer continuar trabalhando mesmo depois de aposentada?
Dete: Sempre trabalhei como costureira e aprendi a gostar disso muito cedo. Nunca fiz um curso profissionalizante, o que sei aprendi no dia a dia e com experiências de outros profissionais. Quando me aposentei vi uma possibilidade de aprender coisas novas. O artesanato para mim é um passa tempo, sou muito curiosa e não consigo ficar parada sem criar nada.

ANP: Quais são as maiores dificuldades que você encontra trabalhando com o artesanato?
Dete: Como não fiz cursos específico de artesanato, o que aprendo é buscando na própria internet, vejo modelos e ideias e tento reproduzir, as vezes consigo aprender rapidamente outras não. Outra dificuldade que encontro é a venda dos produtos que confecciono. Como tenho o artesanato como um hobby e não uma obrigação, não tenho lugar para exposição e comercialização. Os produtos que vendo são para amigos e os que publico na minha pagina pessoal do facebook.(https://www.facebook.com/claudete.margaridacosta/media_set?set=a.622684311192436.1073741832.100003526175447&type=3 ).
ANP: Com base em sua experiência, qual é o seu conselho para mulheres que estão querendo abrir o próprio negócio ou conseguir uma renda extra?
Dete: Para quem quer iniciar trabalho próprio ou conseguir uma renda extra, digo que seja persistente, não desista nas primeiras dificuldades. As vezes o retorno pode demorar um pouco para chegar, mas é muito gratificante você ver a alegria das pessoas quando adquirem seus produtos. Se você não sabe fazer e não tem muito dinheiro para investir inicialmente, busque na internet como fazer, lá você encontra muita coisa boa, você pode começar por lá e quando já estiver em uma situação melhor invista em cursos bons.
Segue algumas fotos dos artesanatos da Srª Dete













Gostou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe!
Quer presentear alguém com esses materiais? Entre em contato com o ANP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...